Tradutor da Maré

Sejam bem - vindos!



Sejam bem-vindos!!!

EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO

Sempre novidades para vocês...



Seja um participante do nosso Blog e fique sempre atualizado!

sábado, 6 de junho de 2009

A MÚSICA E A CAPOEIRA ANDAM JUNTAS.

BERIMBAU
É talvez um dos instrumentos musicais mais primitivos de que se tem informação. Considerado instrumento de corda e encontrado em várias culturas do mundo, no Brasil chegou pelas mãos dos escravos africanos que vieram para cá traficados para serviços pesados nos engenhos, isto por volta do ano de 1538, século XVI. O berimbau é o que cria o clima e dita o jogo que vai acontecer na roda.
É de acordo com a afinação da corda e o tamanho da cabaça que se dá o nome ao berimbau: o Gunga tem uma cabaça maior e o som mais grave; o Médio com uma afinação mediana tem um som regulado entre o grave do Gunga e o agudo do Viola.

ATABAQUE
Instrumento de origem árabe, que foi introduzido na África por mercadores que entravam no continente através dos países do norte, como o Egito. É o atabaque que marca o ritmo das batidas do jogo. Juntamente com o pandeiro é ele que acompanha o solo do berimbau.

PANDEIRO
Instrumento de percurssão, de origem indiana, foi introduzido no Brasil pelos portugueses, que o usavam para acompanhar as procissões religiosas que faziam. O som cadenciado do pandeiro, acompanha o som do caxixi do berimbau, dando "molejo" ao som da roda.

O CANTO
A Capoeira é uma luta praticada ao som de instrumentos e cantos, que podem ser em forma de ladainhas (cantigas de saudação no início do jogo de Angola), quadras (versos que contam pequenos trechos da história da capoeira) e corridos (versos, às vezes palavras, que o solista canta e o coro responde da mesma forma) narrando às vezes um lamento, uma oração, um aviso, uma reza, um agrado, um desafio, um elogio, um fato, uma história ou até mesmo uma ofensa.
Como não podia deixar de ser, já que o jogo da capoeira é parte do vasto conjunto da cultura afro-brasileira, muitos cantos se referem às crenças religiosas dos negros. Há ainda, cantos que falam dos aspectos da marginalidade na qual a capoeira nasceu e se desenvolveu.

AS PALMAS
É imprescindível nas rodas de capoeira, todos os participantes bater palmas para acompanhar a música e os instrumentos para ajudar no ritmo, na energia, dar mais calor ao jogo e fazer a roda crescer.

*** Aproveite e confira aqui no blog uma vasta e variada coletânea musical simplesmente ENRIQUECEDORA!!! ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Seja Bem Vindo a Escola de Capoeira Maré Brasil! Leia antes de fazer o seu comentário:
* Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog e se não estiverem apropriados, serão excluídos;
* Você pode comentar sem necesseriamente ter um endereço de e-mail(anônimo), mas agradecemos se você se identificar após escrever seu comentário. Muito obrigado